terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Diario de Bordo...nono dia.

O dia foi um encantador! Desde o lindíssimo nascer do sol no lago Llanquihue, às 6h45 da manhã, bem à nossa frente, com a mais bela vista do vulcão Osorno ao fundo, até o entardecer, às 21h30... impressiona a quantidade de luz solar que eles tem aqui.
Ao sairmos para nosso tour, um imprevisto: morreu a bateria da moto do Fernando. Localizamos uma pessoa para recarregá-la e enquanto isso passeamos pelo centro da cidade. Aqui tudo lembra os alemães, pois Puerto Varas foi fundada e colonizada por eles. Desde as fachadas das mais simples casinhas até a imponente catedral! E há rosas por todos os cantos...são roseiras das mais diversas cores nos quintais, nas praças, à beira do lago...
Ao meio dia conseguimos sair para um passeio de cerca de 200 Km, ida e volta, até a base do “Vulcán Osorno”, sempre costeando o lago, que, para nossa total surpresa, serve de praia para quem vive aqui. Surpresa, pois a água é proveniente do degelo da neve das montanhas e é gelada, mas parece que ninguém aqui sente o frio...kkk!
Ao chegarmos perto do Vulcão, começamos a ver o real tamanho do menino...é lindo e assustador...nessa região há vários vulcões extintos, sendo os principais, o Osorno, o El Tronador, Puntiagudo, Calbuco e Casablanca, mas com certeza, o Osorno é o mais imponente! Ele tem 2.652m de altitude e pudemos subir um bom trecho de moto, até uma base lá existente, percorrendo uma via pavimentada que parecia irmã gêmea dos Caracoles. Lá em cima, pegamos carona num teleférico e chegamos a 1.700m de altitude. A vista é deslumbrante!! Agora está explicado porquê o Osorno é um dos cartões postais do Chile... para qualquer lugar em que se olhe, se vê uma beleza diferente. Não é por nada que já alcançamos a média de 2.000 fotografias tiradas...kkk! e a maior e agradável surpresa: ainda havia neve! Muita neve! Então, todos viramos criança e brincamos...foi rejuvenescedor...
Ainda fomos ver o “Salto Petrohué”, onde há a Laguna Verde e outras belezas tantas. Nos lembra as Cataratas do Iguaçu, logicamente em menor escala, mas com uma beleza ímpar, com sua água verdíssima e os canais escavados nas rochas, devido a violência das águas... de lá, devido ao cansaço, eu e o Mateus retornamos a Puerto Varas, enquanto os outros ainda foram alguns quilômetros a frente para ver o Lago de Todos Os Santos, igualmente encantador, segundo eles.
Ao retornarmos a cidade, paramos para apreciar o Museu de Pablo Fierro, onde se encontram todos os objetos e fotos antigas imagináveis e não imagináveis...uma verdadeira viagem psicodélica...e surpresa, o próprio Pablo lá estava. Conversamos e descobrimos que se trata de um artista plástico que inclusive, já esteve expondo em Gramado/RS. Suas litografias são belíssimas!
Depois de um bom banho...outra degustação de vinhos!! Hehe...