quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

São Borja/BR - 6.866 km - 11,80 Lt

Chegada em Crissiumal/RS 7.220 Km 368,50 Lt

***Observações:

* Registro efetuado com base na nossa moto: SUZUKI VSTROM DL650.

* Média que fizemos: 19,5929 km p/litro de combustível.

Hospedagem Trilha Andina 2011

Olá pessoal!

Depois de algumas viagens seguidas à nossa bela e inesquecível “Trilha Andina 2011”, volto a deixar aqui alguns registros e dicas, devido a inúmeros contatos e questionamentos que muitas pessoas tem nos feito.

Espero colaborar com quem quiser realizar outras aventuras...

Segue abaixo a lista dos hotéis onde nos hospedamos:

CIDADE/PAÍS - HOTEL - CUSTO P/CASAL (moeda local)
Paso de Los Libres/AR - Hotel Alejandro I - $ 340,00
Rosário/AR - Hotel Cristal - $ 280,00
Paso de Los Libres/AR - Hotel Alejandro I - $ 350,00

*** Observações/Sugestões:

* Todos os hotéis em que pernoitamos possuem site na internet e foram confiáveis. Escolhemos aqueles que possuíam três serviços básicos para nós: desayuno (café da manhã), cocheras cerradas (garagem fechada) e internet Wi-Fi.

* Os valores variam entre o peso argentino, peso chileno e dólares. Em alguns locais que fazem divisa com o Brasil, aceitam-se reais.

* Esses hotéis possuem praticamente os mesmos serviços disponíveis e são quase todos compatíveis com o que classificamos aqui no Brasil como sendo “3 estrelas”.

* A diferença entre os hotéis argentinos e chilenos está no “desayuno”, pois, via de regra, na Argentina é servida apenas duas medialunas (croissant) e café ou suco, enquanto que no Chile já há maior variedade de pães e frutas.

* Em Bariloche, sugerimos o Hotel Huemul, onde já ficamos lá no inverno e é ótimo. Desta vez estava lotado...

* Observem que, na Argentina, nos hospedamos em um mesmo hotel com diferença de uma semana, mas os valores já estavam diferentes...hehe...

* Em Rosário, os motoqueiros tem problemas...ninguém quer se responsabilizar pela guarda das motos, devido aos assaltos freqüentes...

* Em Viña Del Mar , há piscina térmica no hotel.

* Em Puerto Varas o atendimento no hotel foi muito bom e a vista...belíssima!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A todos que nos acompanharam...

Agradecimentos ao site de noticias de Crissiumal que acompanhou nossos passos:

O www.guiacrissiumal.com.br

Tambem, agradecimentos aos jornais locais:
Jornal Colonial e Jornal A Noticia. As radios Metropole e 92.5 fm.
Todos acompanharam nossa saga pelas trilhas andinas.

Teve os que acessaram nosso blog para viajar junto conosco.  Obrigado pela torcida de nosso retorno.

E a galera que nos recebeu no retorno. Muito obrigado. Foi emocionante.

Foi uma viajem sensacional.  Com parceria incrivel do Mateus e Marcia, Fernando e Fabi. A Marli na garupa.

Até a próxima.

Materia no Jornal Colonial de Crissiumal

Trata de um resumo de toda viajem por Marcia.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Diário de Bordo...Minhas impressões pessoais...

Hoje, após um merecido descanso, olhando as belas fotos que tiramos, fazemos um pequeno retorno à memória...
Tudo começou em um almoço...
Nós, Mateus e eu, já havíamos programado essa viagem, mas nossos parceiros de aventuras anteriores, Evandro (pé) e Scheila, desta vez estavam impedidos por questão de trabalho, então, agora estávamos sem parceiros... conversas para cá e para lá com os amigos, todos gostavam da idéia, mas ninguém levava a sério. Então, num almoço na casa da Marli e do José lá pela metade do ano de 2010, fizemos nova proposta e a Marli se empolgou...o José gostou, mas ainda havia algumas incertezas...até o dia em que resolveram comprar a sua moto e se decidirem a nos acompanhar. Daí, pesquisas pra cá, pra lá, jantares regados a vinho, discussões acerca das expectativas de cada um, pesquisas sobre possíveis trajetos, sobre possíveis locais para ver e pernoitar, etc... e a “Trilha Andina 2011” foi tomando forma. Outros amigos convidados, mas cada qual tinha um compromisso a zelar... Veio o Fernando (então “sem moto”) com suas dúvidas, mas sempre acompanhando o andar do nosso projeto...então, uma semana antes da data marcada para a saída, surgiu o Fernando “agora com moto e com a Fabi” e a turma estava completa!
Mesmo com a apreensão de nossos familiares, estávamos todos decididos a realizar mais este sonho... e valeu cada minuto dispensado no preparo da viagem e cada minuto da viagem!
Realizar uma viagem destas, de moto, com o companheiro, e com a parceria de bons amigos...é tudo de bom!!
Conhecemos novos lugares, outras pessoas, outras culturas, histórias, sabores, cores e dimensões da vida inimagináveis... e aprendemos muito! Na verdade, aprendemos sobre nós mesmos, pois cada minuto que se passa e reflete nossos pensamentos e atitudes, vamos nos descobrindo...junto com a descoberta do mundo...
Aos nossos parceiros de viagem: José e Marli, Fernando e Fabi...MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESSA BELA AVENTURA!
Aos nossos familiares e amigos: MUITO OBRIGADA PELA COMPREENSÃO E PELO APOIO!

...E QUE VENHA A PRÓXIMA!!

Obs.: Agora tenho uma árdua tarefa...escolher entre as mais de 2.500 fotografias por nós tiradas, algumas para compartilhar com os amigos no site da Companhia da Trilha...

Diário de Bordo...décimo quinto dia (15.01.11).

Ultimo dia de nossa viagem...

O dia amanheceu meio esquisito... não consegui conexão com a internet; nosso café da manhã não rolou, pois depois de meia hora aguardando, o garçom do hotel se limitou a “dar de ombros”; a passagem para o Brasil via Paso de Los Libres-Uruguaiana não foi viável, pois havia filas e filas aguardando e ainda tínhamos de abastecer as motos, mas os pesos haviam findado... então, meia volta e retorno pela própria Argentina, pelo menos até Santo Tomé!
Em Santo Tomé passamos pela aduana via São Borja em questão de 5 minutos!!! Aleluia!!! E foi uma alegria só cruzar a ponte...estávamos de volta ao nosso querido Brasil!!!
Ë ótimo viajar, mas é tão bom ao lar retornar...
Paradas estratégicas para almoço e descanso...em São Luís Gonzaga, o primeiro almoço do ano!! Hehe...isso porque passávamos o dia a base de lanchinhos rápidos e à noite então jantávamos (muitos peixes, muitas “papas fritas”, “choripans”, “lomos”e ”entrecots”. Nunca um feijão com arroz foi tão gostoso...
Em Ijuí, um lanchinho e contatos com amigos e familiares que já estavam preocupados em saber quando chegaríamos...
Apesar das estradas no Brasil serem horríveis se comparadas com as da Argentina e do Chile, “voamos” para Crissiumal...a fim de matar a saudades.
Chegando na localidade de Vista Nova, a primeira surpesa: havia um grupo de trilheiros da Companhia da Trilha nos esperando...bom demais!!! Então, nos escoltaram até a entrada da cidade, onde havia outros amigos e familiares... foi uma emoção só!!!
ISSO NÃO TEM PREÇO!!! Obrigada, obrigada, obrigada!!!
Amamos a acolhida de todos vocês!

Nossa aventura chegou ao fim, após 7.220Km rodados de moto entre Brasil, Argentina e Chile.

Agora... abraçar os familiares, amigos e partilhar tudo o que vivemos...

Diário de Bordo...décimo quarto dia (14.01.11).

Ave! Se o dia de ontem foi difícil, o de hoje foi terrível!
Percorremos cerca de 580Km sob um sol de 42 graus!! Literalmente, fritamos em “las rutas argentinas”... foi o dia mais quente de toda a viagem. Para quem há 5 dias atrás estava brincando na neve e hoje nesse calor...imagina o choque térmico!
Saindo de Rosário, ainda passamos por Victória, Paraná, Federal e finalmente chegamos a Paso de Los Libres.
Hoje é aníver da Marli e agora, depois de um banho renovador, vamos comemorar com umas Quilmes...
Nossa última noite de aventura, pois amanhã, ao passar a ponte que liga Paso de Los Libres a Uruguaiana...estaremos no Brasil e estará findando nossa viagem.
Até breve!!

Diário de Bordo...décimo terceiro dia (13.01.11).

Nos dois últimos dias de viagem, tive problemas de conexão com a internet nos hotéis e o meu note...embora havia registrado minhas lembranças do dia, não pude passá-las para o blog. De qualquer forma, vou deixá-las mesmo assim, para que se complete o diário.

Para quem tem feito algumas perguntas, esclareço que as fotos e os comentários delas são de autoria do José Scheid. Apenas os “diários” foram elaborados por mim, Márcia Haas.

Mais um dia em trânsito... e hoje o tempo foi cruel conosco. Desde cedinho havia um sol quentíssimo e muito vento! Aliás, nossos meninos se mostraram exímios pilotos não só “Off Road”, mas também “On The Road”, pois foi preciso braço para segurar as motocas na ruta!!
Às 6h00 da manhã o José e a Marli saíram de Puelches com gasolina adquirida de um vizinho da cabana e vieram ao nosso encontro, em General Acha. Tomamos café todos juntos e saímos às 10h00 rumo a Rosário, passando por Santa Rosa, Eduardo Castex, General Villegas e Firmat, dentre outros vilarejos. Percorremos cerca de 750Km abaixo de um sol de 37 graus...
A Argentina impressiona por ter uma geografia multifacetada e muito bela, pois pudemos apreciar as mais diversas paisagens e solos. Hoje, por exemplo, saímos da Província de Pampa com terreno extremamente árido e adentramos a Província de Santa Fé, com extensas áreas de plantio, num contraste de cores magnífico!
Para variar, continua a questão da falta e racionamento de combustível...portanto, no mínimo 30 minutos de fila para cada abastecimento. Aliás, em questão de infraestrutura, a Argentina está um caos total!!
Quando chegamos em Rosário, aliás, uma bela cidade, ainda que antiga, outra surpresinha: nenhum hotel queria nos receber...”motocicleta no! Mui perigoso! No queriemos!” explicaram que não queriam motos, pois é alvo fácil para os meliantes que adoram esses brinquedinhos. Depois de algumas voltas e com ajuda de um amigo que lá encontramos, finalmente conseguimos nos instalar em um hotel seguro para nós e para as motos.
O que importa é que estamos no caminho de volta para nossos filhos e nossas casas...
Amanhã pretendemos continuar na estrada, rumo a Paso de Los Libres-Uruguaiana e depois...em nossa casa!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Chegamos

Depois de rodar 7220 km , chegamos ao final da Trilha Andina com direito a recepcao no bar do Jerry com toda Companhia da Trilha.

Posto 44 - Ijui

Presidente Mateus, da Companhia da Trilha, duas horas antes de chegar em casa.
Cerveja no Jerry as 6 hs.

Paso de Los Libres II

Foi um desatre total nossa segunda passagem por libres.

1- O restaurante do hotel nos atendeu mal ontem a noite. Fomos pra rua. Ainda bem que tinha o restaurante do Cassino.
2- No desaiuno(2 medialunas), o Fernando, Mateus e Cia ficaram 30 minutos espendo as duas medialunas. Desistiram. Ainda bem que tem o posto YPF.
3- A fila pra sair da Argentina estava apontando uma demora de 3 hs. Ainda bem que tem a opção de Santo Tomé- São Borja.

E la vamos com mais 200 km dentro da Argentina.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Aniver da Marli

A Marli esta comemorando seus 21 aninhos em cima da moto. A temperatura da pista em 50 graus. De repente uma miragem, uma lona, em baixo da lona uma pilha de melancia (sandiz).
Ainda hoje chegamos em Uruguaiana. O sonho de todos e uma piscina e uma skol geaaaààda.

21 anos??? Sim quem faria isso se tivesse mais???

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Quanto mais perto do Rio Parana mais verde

Muitas lavouras de milho,soja, girasol, algumas vaquinhas e muito verde.
O dia de hoje tem apenas uma coisa em comun com ontem. Planicies interminaveis.  Hoje muito mais.
Andamos 900km e a paisagem foi a mesma.

Banho de sol

Um belo banho de sol.
Na fila para mais um abastecimento em General Villegas, distante 360 km de Rosario.

Santa Rosa - La Pampa

Passamos 100km de Santa Rosa e faltam 580 km para Rosario.   Muito justo um lanche em lugar bem confortavel.
Nao lembra o dia de ontem.
Hoje tudo é verde. Muitas plantações. Mas o calor aumenta.

Meu posto em Peulches

O Rodrigo e seu cão fiel, "Bin Laden", me cederam 7 litros e eu pude chegar em General Acha. Mas olha a fila pra abastecer.
O Rodrigo trabalha na CORSAN daqui. Boa gente.
Agora, com a turma reunida novamente vamos seguir e tentar chegar em Rosario.

Jose Alberto Scheid

Nem todos tem uma cabana

Familias inteiras passam a noite no posto. Eu chego as 6hs e recebo a noticia de que não veio nafta e não tem previsão.
Plano B. Vamos tocar até onde der e esperar socorro de General Acha, onde estão Mateus e Fernando e Cia.
Jose Alberto Scheid

Diario de Bordo...décimo segundo dia.

Saímos de Bariloche às 9h00, iniciando nosso retorno à nossa Crissiumal.
Uma breve parada no centro cívico para umas fotos...com direito ao som de violino na despedida, foi mais do que especial!
Hoje percorremos 880Km (Bariloche, Piedra de La Aguila, Villa El Chacón, General Rocca, Casa de La Piedra e Puelches até General Acha), sendo que passamos mais de 14 horas em cima das motos... foi cansativo, mas cheio de surpresas, a começar pelas belas paisagens.
Ao chegar à Villa El Chacón, descobrimos que lá havia um museu com as descobertas de esqueletos de dinossauros, que ocorreram nesta região. Há belos estudos por lá...uma verdadeira aula!
O sol hoje foi escaldante e após passarmos por General Rocca, descobrimos retas infindáveis pela frente...103 Km até Casa de La Piedra, sem uma curva sequer! E lá...o velho problema da Argentina: NÃO HÁ NAFTA (gasolina)!! Mais 90 Km de reta até Puelches e o problema continua...e agora, também não há pouso!! Nossas motocas já estavam com os tanques na reserva...o que fazer?? A muito custo, conseguimos 12L, o que foi dividido entre o Fernando e o Mateus, que tiveram de seguir viagem, na tentativa de pouso...o José e a Marli conseguiram uma cabana para pernoitar e aguardar até a manhã seguinte a nafta que estava prevista para chegar.
A próxima cidade com gasolina e pouso à disposição (General Acha) ficava há 155Km de distância, em uma reta é lógico...lá fomos nós quatro (Mateus e eu, Fernando e Fabi), tornando a “Trilha Andina 2011” em “Trilha Andina 2011 Noturna”!! Aventura e emoção, com certeza!
Mas deu tudo certo, embora estejamos bem cansados... aguardamos o José e a Marli amanhã cedo, para seguirmos rumo à Santa Rosa/Argentina.

Tomo a liberdade de, em nome de todos os integrantes desta viagem, dizer à vocês, Ciça e Felipe, Thaís e Nandinho, Luana, nossos amados filhos, que, embora pareça maluquice, apenas estamos realizando nossos sonhos, de maneira pensada e com responsabilidade, sem realizarmos manobras loucas no trânsito, pois pensamos em vocês o tempo todo...Amamos vocês e logo estaremos aí para abraçá-los...
Até breve!

Pendurados no bonde do Cerro Otto.

Olhem o que aprontamos no bondinho do Cerro Otto...essa é brincadeirinha!!

Diario de Bordo...décimo primeiro dia.

Hoje o dia foi reservado para um tour por Bariloche...
Como já conhecíamos a cidade, eu e o Mateus, acabamos por servir de guia turístico para a turma. Iniciamos com um passeio pelo “Cerro Catedral”, a maior estação de esqui da América latina, onde subimos por um dos teleféricos até o ponto mais alto (2.000m de altitude), para apreciar a vista de toda a estação e da cidade de Bariloche. Embora estivesse bem frio, havia pouca neve no alto da montanha...não dava mais para brincar com ela. Depois seguimos pelo “Circuito Chico”, um belíssimo passeio pelo bairro Llau Llau, com vista ao Hotel SPA mais badalado, bem como das lagoas que o circundam. Lá, o José pôde brincar com os famosos cães São Bernardo, cartões postais de Bariloche. Em seguida apreciamos um delicioso “cordeiro patagônico” acompanhado de um excelente vinho argentino para variar...hehe... depois, uma sobremesa na cafeteria giratória, no alto do Cerro Otto (nossa viagem é gastronômica também). Mais algumas voltas pelo centro, com direito a visitas as lojinhas de souveniers...
A noite, apreciamos o tradicional Fondue de queijo do “La Marmitre” acompanhado por um Chardonnay da Bodega Alfredo Rocco que nos deixou com gostinho de quero mais...
Mas...a responsabilidade fala mais alto e, como decidimos que amanhã iniciaríamos o nosso retorno ao Brasil, tivemos de ir dormir.
Apesar de Bariloche, em seu verão, ser totalmente diferente do seu inverno, na temporada de neve e esqui, é igualmente linda!!

Patagonia

Retas interminaveis. Quando tem posto, nao tem gasolina.  Quando digito, erro as letras. Mas uma quilmes a Marli nao dispensa na janta " pollo a portuguesa". No unico "comedor" da city(zinha).

Enquanto isso o Mateus e Fernando e Cia estao num hotel 5 estrelas em General Acha. La Pampa-Argentina.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Peulchen, La Pampa

Sem gasolina novamente. Mas dessa vez chegamos na cidade(zinha), e o posto não tinha nafta. Temos autonomia para mais 50 km, mas a cidade(zinha) mais próxima(30km), tambem nao tem nafta. Somente a 160 km.
Conseguimos comprar 12 litros de um mecanico. Mas isso da somente para duas motos chegarem ao destino.
Tira o palitinho e o Jose e Marli ficam hospedados na unica cabaninha disponivel na city.
As 3 da madruga deve vir nafta e as 6 hs, abastecemos e vamos acançar a galera.

Neuquen - terra dos dinossauros

Sorte encontrar no meio de deserto da Patagonia um museu para os dinossauros descobertos por aqui.

Na foto: Não importa o tamanho das garras, e sim o poder que elas tem.

Estamos em Neuquem. Andamos 450km e pretendemos andar mais 250.  Por aqui anoitece mais tarde.
No proximo trecho tem uma reta de 100 km.

Iniciando o retorno

Saimos as 10 hs de Bariloche destino nossa casa.
Antes uma foto. De despedida. Depois muita estrada,b deserto, primeiro posto em 200 km(ui).

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bariloche en verano

Cerro Catedral sem neve , san bernado de aluguel e Circuito Chico.

Jose Alberto Scheid

Diario de Bordo...décimo dia.

Saímos de Puerto Varas, local mais distante a que chegamos e localizado no extremo sul do Chile, com destino a Bariloche, na Argentina. Saímos às 10h15... hoje não percorremos mais do que uns 400Km, mas havia ainda muita coisa a ver no caminho...
Nosso caminho passou por Frutillar, Puerto Octay e Entre lagos, ainda no Chile. Após a aduana, Villa La Angostura e aí chegamos em San Carlos de Bariloche.
Em Frutillar, paramos à beira da estrada, onde havia uma banca de frutas que já era uma delícia aos olhos...depois de experimentarmos as frutas...nossa! ah, se pudéssemos trazer aqueles morangos enormes e doces para casa...
Em Puerto Octay, achamos que a linha do tempo havia parado há centenas de anos...tudo era antigo e belo! Só faltaram os espartilhos e vestidões longos...hehe...
Esta aduana foi o contrário da nossa entrada no Chile. A entrada se deu em meio ao deserto e pedras, a saída em meio à mata fechada...impressionante! mas tudo muito rápido e tranqüilo. Em seguida, iniciamos um percurso digno de cinema...aliás, a Marli disse que se viu em meio ao filme “Avatar”, devido a beleza das arvores...realmente, não dá para descrever a beleza do que vimos até chegar em Bariloche. É uma região repleta de lagos, matas, rios e montanhas, algumas ainda com neve nos picos.
Faltando 9 Km para o centro de Villa La Angostura, o José ficou sem gasolina...mas curtiu a parada ao largo do bosque. Então fomos a frente para buscarmos a nafta e já vimos a diferença entre os países de novo...havia fila para abastecer.
Tudo resolvido, seguimos a Bariloche, onde nos surpreendemos com outro impasse: quase não conseguimos hotel, pois agora é época de veraneio dos argentinos e a cidade está tomada por adolescentes que participam de um festival de música.
Mas, todos instalados, após um total de 4.195 Km já percorridos, fomos à tradicional degustação de vinhos...hehehe..

Diario de Bordo...nono dia.

O dia foi um encantador! Desde o lindíssimo nascer do sol no lago Llanquihue, às 6h45 da manhã, bem à nossa frente, com a mais bela vista do vulcão Osorno ao fundo, até o entardecer, às 21h30... impressiona a quantidade de luz solar que eles tem aqui.
Ao sairmos para nosso tour, um imprevisto: morreu a bateria da moto do Fernando. Localizamos uma pessoa para recarregá-la e enquanto isso passeamos pelo centro da cidade. Aqui tudo lembra os alemães, pois Puerto Varas foi fundada e colonizada por eles. Desde as fachadas das mais simples casinhas até a imponente catedral! E há rosas por todos os cantos...são roseiras das mais diversas cores nos quintais, nas praças, à beira do lago...
Ao meio dia conseguimos sair para um passeio de cerca de 200 Km, ida e volta, até a base do “Vulcán Osorno”, sempre costeando o lago, que, para nossa total surpresa, serve de praia para quem vive aqui. Surpresa, pois a água é proveniente do degelo da neve das montanhas e é gelada, mas parece que ninguém aqui sente o frio...kkk!
Ao chegarmos perto do Vulcão, começamos a ver o real tamanho do menino...é lindo e assustador...nessa região há vários vulcões extintos, sendo os principais, o Osorno, o El Tronador, Puntiagudo, Calbuco e Casablanca, mas com certeza, o Osorno é o mais imponente! Ele tem 2.652m de altitude e pudemos subir um bom trecho de moto, até uma base lá existente, percorrendo uma via pavimentada que parecia irmã gêmea dos Caracoles. Lá em cima, pegamos carona num teleférico e chegamos a 1.700m de altitude. A vista é deslumbrante!! Agora está explicado porquê o Osorno é um dos cartões postais do Chile... para qualquer lugar em que se olhe, se vê uma beleza diferente. Não é por nada que já alcançamos a média de 2.000 fotografias tiradas...kkk! e a maior e agradável surpresa: ainda havia neve! Muita neve! Então, todos viramos criança e brincamos...foi rejuvenescedor...
Ainda fomos ver o “Salto Petrohué”, onde há a Laguna Verde e outras belezas tantas. Nos lembra as Cataratas do Iguaçu, logicamente em menor escala, mas com uma beleza ímpar, com sua água verdíssima e os canais escavados nas rochas, devido a violência das águas... de lá, devido ao cansaço, eu e o Mateus retornamos a Puerto Varas, enquanto os outros ainda foram alguns quilômetros a frente para ver o Lago de Todos Os Santos, igualmente encantador, segundo eles.
Ao retornarmos a cidade, paramos para apreciar o Museu de Pablo Fierro, onde se encontram todos os objetos e fotos antigas imagináveis e não imagináveis...uma verdadeira viagem psicodélica...e surpresa, o próprio Pablo lá estava. Conversamos e descobrimos que se trata de um artista plástico que inclusive, já esteve expondo em Gramado/RS. Suas litografias são belíssimas!
Depois de um bom banho...outra degustação de vinhos!! Hehe...

Diario de Bordo...oitavo dia.

Depois de um sono reparador...estrada à frente!
Saímos de Los Angeles às 8h30 para chegarmos em nosso próximo destino, Puerto Varas, a tempo de ver o entardecer no Lago Llanquilhue, após percorrermos cerca de 500Km, passando por Temuco, Lancoche ( que fica pertinho de Pucón, local do recente e ultimo terremoto no Chile), Los Lagos e Osorno. O tempo tem colaborado conosco, pois, embora aqui esfriou um pouco, o sol se fez presente sempre.
Nestes dois últimos dias percorremos um bom trecho na Ruta 5 ou Panamericana, a via que liga o Ushuaia ao Alaska, ou seja, a maior do mundo! muito utilizada pelos caminhões que fazem o transporte das exportações. Se algum gaucho reclama dos pedágios, sugiro um passeio por aqui...simplesmente aqui “brotam” “peajes” em toda rodovia! São dezenas deles e a cada entrada vicinal para alguma localidade, ainda há um “mini pedágio”. Não há como escapar! Em compensação...as estradas são excelentes e muito bem sinalizadas! Além disso, o oposto da Argentina e do Brasil, em relação aos postos de combustíveis e aos “paradouros”, locais onde podemos encontrar alimentos, sanitários, etc. Tudo aqui é limpo e organizado.
Bem, após tanta estrada...pois já percorremos 3.772 Km, vamos ter um dia de “descanso relativo”, pois ficaremos em Puerto Varas amanhã, para conhecer os pontos turísticos.
Agora (entre 22h00 e 23h00)...como tem sido em todos os lugares, vamos nos alimentar bem, degustando um bom vinho chileno!

Diario de Bordo...setimo dia.

Saimos de Viña Del Mar às 7h30 rumo ao sul do Chile. Pelos próximos dois dias teremos muita estrada pela frente até chegarmos a Puerto Varas, local mais distante a que nos propomos chegar nessa viagem. Teremos mais quilometragem a percorrer do que pontos turísticos a ver...
Passamos ao largo de Santiago até chegarmos a Pirque, cidade onde está localizada a Vinícola Concha Y Toro, a maior das Américas, com cerca de 8.000 hac de vinhedos cultivados.
Ãs 10h30 iniciamos um tour pela propriedade da Concha Y Toro, que foi um espetáculo! Desde as plantações, passando pelos procedimentos de preparação dos melhores vinhos chilenos até a deliciosa degustação. Além disso, pudemos observar in loco onde resguardam o famoso vinho “Casillero Del Diablo”. As técnicas de preparo dos vinhos chilenos é um pouco diversa dos argentinos e, assim como o forte na região dos vinhedos argentinos é a produção do “Malbec”, no Chile é a produção do “Cabernet Souvignon”.
Às 12h30 continuamos nosso caminho, passando ainda pelas cidades de Talca, Chillán, entre outras localidades menores, até chegarmos em Los Angeles para descansar, após percorrer cerca de 650 Km. Lugarzinho pitoresco, onde parecia que todo mundo carregava consigo um rádio, pois era uma sinfonia de sons em volumes exacerbados... e, como o sol aqui se põe lá pelas 21h30 (22h30 no Brasil), o pessoal aproveita o tempo ao máximo, ficando nas praças até a noite realmente chegar. Nesse local apenas pernoitamos, pois havia um longo caminho a frente ainda.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Terminou a gasolina.

Terminou a gasolina da minha moto faltando 9 km para chegar no posto já perto de Bariloche.
O Fernando chegou de fininho. Sobrou pro Mateus me socorrer. Enquanto isso uma descansadinha no mato.

Sul do Chile

Percorrendo estradas secundarias entre Puerto Montt e Osorno, parece ter nos enviado ao seculo XVIII, na Alemanha. Essa foto em Puerto Octay, colonizada em 1835?

Centolla

Recomendo o " El Fogón" em Puerto Varas. Provamos domingo a noite junto com um bom vinho chileno.

Paso Cardenal. Argentina novamente

Passamos paso Cardenal as 16 hs. Destino Bariloche.

Noticias

Perdão pessoal, foram tantas as emoções que esqueci do blog... já percorremos cerca de 3.900 Km e estamos saindo para Bariloche. Hoje a noite prometo contar as ultimas novidades...
Até mais!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Puerto Varas

Depois de rodar mais de 3500 chegamos ao extremo da viajem.
Puerto Varas fica distante 20 km de Puerto Mont e é o principal destino turistico do sul do Chile.

Posto Petrobras

Os postos da Dilma se espalham por todo Chile.
Este em Osorno.
Estamos a 130 km de Puerto Mont.

Rodovia Panamericana, Ruta 5

Fantastica a estrutura desta estrada.
-Internet wi-fi em todas as paradas.
-paradas para lanchar com banheiros mantido pelo pedagio.
- Sinal de celular Claro com 3G em praticamente todo trajeto.
- Pista dupla por toda extensão em ótimas condições
- O frio se apresentando.

Estamos na cidade de Temuco.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Los Angeles, mas não é California

Quando marca 10:30 hs no horario de verão no Brasil, os ultimos raios de sol se despedem e chegamos em Los Angeles.
Cansados pela maratona de hoje. Foram 659 km. Amanha seguimos no destino sul do Chile.

Jonas de Horizontina

Jonas é motorista do Andre Schmitz de Tres Passos, e vai carregar salmão em Puerto Mont.

Em terras Chilenas

Habito milenar do povo espanhol. A sesta depois do almoço (choripan).
Estamos 100 km ao sul de Santigo.

Concha y Toro Santiago do Chile

Chegamos na vinicola no momento de começar uma visita guiada. Levamos sorte, chegamos sem reserva.
Fomos ver de perto a lenda do Casillero del Diablo e degustamos um Marques de Casa Concha.
São mais de 8000 ha de vinhedos, e muita historias. Umas das 10 maiores do mundo.
Dom Melchior de Concha y Toro foi seu fundador e hoje seu principal vinho chama Dom Melchior.

Agora estamos na rodovia Panamericana ruma ao sul.

Estamos em Santiago, A Capital do Chile

Posto com auto serviço.

Diario de Bordo... sexto dia (06.01.11)

Hoje pela manhã nova tentativa de conexão frustrada...aí, o jeito foi deixar para a noite.
Resolvemos passar o dia aqui em Viña Del Mar, fazendo um tour pela cidade e por Valparaíso, que é uma cidade portuária contígua. Foi um dia tranqüilo e cheio de novidades...
Viña Del Mar é a praia mais famosa do Chile, correspondente a Punta Del Este dos uruguaios. Tudo muito belo, rico e com milhares de turistas de todos os cantos do mundo, inclusive muitos do Brasil. Para nós é surpreendente e gratificante ver como as pessoas nos param, questionam sobre a viajem, pedem para tirar fotos, principalmente as crianças. Será que acham uma loucura?? Cada um com seus sonhos e atitudes, não é mesmo? Teremos história para contar a nossos netos...
Embora aqui seja praia e vimos pessoal se banhando, está frio e ao realizar o sonho de colocar literalmente o pé no Oceano Pacífico, nossa turma quase congelou! A água deste mar é escandalosamente gelada! Mesmo assim, havia muitas pessoas na areia, na água e nos parques e belos gramados que se espalham pela cidade...
Em Valparaíso, fizemos um passeio de barco pela baía, com vista de todo o complexo da zona portuária (milhares de contêineres para exportação), da cidade e dos “lobitos”, os belos leões marinhos que ficam na orla. Almoçamos num restaurante perto do Museu Naval, literalmente “pendurado” nas rochas, mas com uma vista de perder o fôlego... fomos ainda, conhecer a casa de veraneio do poeta Pablo Neruda, a “La Sebastiana”, com seus 5 andares, objetos e cores mais pitorescos, da qual se tem uma vista inspiradora. Aliás, estas duas cidades são muito belas e organizadas.
A noite, nosso grupo se dividiu...alguns relaxaram na “pileta de natacíon” e outros no Cassino, com direito a um chimarrão saudoso...
Abraços a todos e até breve!

** amanhã cedo partimos rumo ao sul do Chile...

Diario de Bordo...quinto dia (05.01.11)

Diário de Bordo...quinto dia (05.01.11)

Antes de contar as nossas últimas aventuras, esclareço que o atraso nos relatórios se dá devido a dificuldade no acesso a internet nos hotéis e ao próprio cansaço, que muitas vezes atrapalha, pois temos chegado tarde nos locais de pernoite. Hoje cedo (06.01) havia preparado este relatório, quando caiu a conexão...resultado: perdi todas as informações!
Outro detalhe: o José repassa algumas fotos via smartfone, que está permanentemente ligado... é sócio da Claro! kkk!

Bem, vamos ao que interessa.
Ontem, dia 05.01.11, foi nosso quinto dia de viajem. Saímos de Mendoza/Argentina às 8h00 rumo à Vinã Del Mar/Chile, sendo que passamos por Uspallata, Los Penitentes, Puente Del Inca, Las Cuevas, Los Andes, San Felipe, Llay Llay e Hijuelas, percorrendo cerca de 415 Km.
Ao sairmos de Mendoza, ainda que com GPS, conseguimos errar o caminho e percorrer cerca de 40 Km dentre um belíssimo vale cercado por montanhas cobertas de neve. Apesar do atraso, valeu a pena! Neste dia, ainda que o trajeto não fosse longo, levamos um tempo maior, pois no caminho havia inúmeros lugares para visitarmos. Ao nos aproximarmos de Uspallata, subindo a cordilheira dos Andes, tivemos de fazer uma parada para colocar mais roupa e proteção contra o frio e o vento que se tornavam cada vez mais fortes. Em Los Penitentes, uma das muitas estações de esqui da Argentina, pudemos observar que embora não seja mais temporada de neve, há muitos turistas que assim mesmo buscam conhecer essas belas paisagens e encontramos outros gaúchos. Em seguida fomos conhecer um cemitério de andinistas, onde estão enterrados os corajosos que se aventuram a escalar o Aconcágua. Lá se encontra os restos mortais de 2 brasileiros, entre eles Mozart Catão. A entrega deles por seus sonhos emociona a gente...
E a emoção fica mais forte ainda, quando nos deparamos com a maior montanha das Américas, o Pico do Aconcágua. Pudemos subir com as motos por 1 Km e depois andar a pé mais 2 Km até uma base da montanha donde se tinha uma vista espetacular! Chegamos a 3.000m de altitude e perdemos o fôlego literalmente...lá se “ouve o silêncio”...
Seguimos nosso caminho parando em Puente Del Inca, outro lugar incrível, que também já virou patrimônio da humanidade. Reza a lenda que aquele lugar foi descoberto e era habitado pelos Incas...há águas termais e sulfurosas que imprimem uma coloração única nas pedras e em tudo que por lá é deixado. Em seguida rumamos à fronteira, para adentrarmos no Chile, passando pelo Túnel Internacional com 3 Km de extensão e faz a divisa entre os países. Surpreendente por dois motivos: ao contrário do que falavam, apesar da burocracia, os chilenos foram simpáticos conosco e em meia hora estávamos liberados. Mas, sendo uma importante fronteira, o local da aduana é extremamente precário, possuindo ainda rípio e muita poeira na estrada e não há nenhum prédio, apenas umas cabines/barracas montadas onde o pessoal trabalha. Logo após a aduana, surge uma estação de esqui chilena bem badalada (Portillo), onde há um lago de degelo de uma cor incrivelmente verde. E aí...começa outra aventura perigosa e igualmente emocionante: a descida da cordilheira pelos “Caracoles”, que é uma via pavimentada com aproximadamente 30 curvas em forma de espiral, que gelam a gente! Daí inicia o retorno ao nível do mar, pela Ruta dos Vinhos chilena, na qual se encontram lugares com vindimas e pomares semelhantes a nossa região dos vinhedos de Bento Gonçalves e Caxias, até chegarmos a famosa Viña Del Mar.
Chegamos lá ao pôr do sol, o que ocorreu às 21h30...espetacularmente! aliás, nosso trajeto hoje ocorreu sob um sol escaldante!
Uma parada para um brinde, ao som das ondas quebrando na areia do mar do Pacífico e das gaivotas e um bom descanso.

Caracoles do Chile

Antes de chegar em Vina del Mar, no Pacifico, tem que enfrentar os caracoles para descer a Cordilheira dos Andes.